sábado, 14 de janeiro de 2012

Vegetarianismo. ♥♥

Um ano e seis meses depois, e eu sinto que é foi a melhor decisão que já tomei na vida.

Sabe quando tu chega em casa cansada e tem um prato de frango ou bife te esperando? É bom, né? Aliás, é ótimo. Hipocrisia minha dizer o contrário. Mas você sabe de onde veio a carne que tu tá comendo? Sabe o stress que aquele animal passou antes de ser morto? Pode dizer que não, vai. Eu deixo. 


Muita gente continua comendo carne, porque não tem a menor ideia do que comer se parar. Tem gente que acha que só comemos mato, o que nem de longe é verdade. Falta de informação dá nisso aí.


Eu podia chegar aqui e te mostrar dezenas de fotos e vídeos sobre matadouros, com animais sofrendo e morrendo sem que ninguém sequer se preocupe. Mas eu não vou. Em vez disso, vou te dar alguns motivos e alguns fatos que provavelmente funcionará melhor que as imagens fortes que rolam pela internet.


Você seria capaz de criar, durante anos, um cachorro, engordá-lo, e depois jogá-lo na panela? Tu vai, provavelmente, dizer que não. Mas por que? Carne de cachorro deve ser tão suculenta como qualquer outra por aí. Pergunte aos chineses. Mas o fato é:  Você não comeria. Porque você cresceu sabendo que cachorros são nossos amigos e que eles não são comida. Nós não comemos nossos amigos, certo? Certo. Mas quem te disse que o porquinho rosado não é teu amigo também? Quem te falou que ele é pra comer? Quem chegou pra ti e disse "Olha, você TEM que comer carne de gado."? Quem te disse que você não viveria sem churrasco?

  Então vamos agora a uma breve explicação do que é o vegetarianismo e quais as subcategorias dele.
Vegetarianismo é uma dieta que exclui todos os tipos de carne (sim, frango e peixe também.) e seus derivados. Algumas pessoas ainda comem ovos e tomam leite (tipo eu.) e outras excluem toda e qualquer coisa que venha de origem animal de suas vidas.
O vegetarianismo é dividido em 7 subcategorias, sendo elas:

Semivegetarianismo

A dieta semivegetariana não é uma dieta vegetariana, ela consiste na exclusão apenas da carne de mamíferos, e abrange carne branca.

Ovolactovegetarianismo

Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.

Lactovegetarianismo

Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana.

Ovovegetarianismo

Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.

Vegetarianismo semiestrito

Dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel.

Vegetarianismo estrito

Também chamado de vegetarianismo verdadeiro, é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem, assim, qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.
Essa forma de dieta é frequentemente confundida com o veganismo, mas, embora veganos sejam vegetarianos estritos, não são a mesma coisa:
"Apesar de [nutricionalmente] classificarmos os 'vegetarianos verdadeiros' apenas pela alimentação, existe uma diferença entre o vegano e o vegetariano estrito. Geralmente o vegano também não utiliza produtos não alimentícios provenientes de animais, como lã, couro, seda e pele. Quando falamos em termos [exclusivamente] nutricionais, não faz diferença essa classificação."

Veganismo.

São aqueles que excluem da dieta todo e qualquer alimento de origem animal, assim como todo e qualquer produto não alimentício que seja feito a base de algo animal.



Agora que você já sabe todas as categorias, vamos aos motivos para parar de comer carne.
Não vou te dizer que a carne não tem nenhum benefício, mas vou te mostrar os malefícios que geralmente ninguém te informa.

  •  O excesso de proteína é de baixo valor biológico, devido ao longo congelamento .
  • Seu excesso de gordura saturada , provoca colesterol, porque não se dissolve no nosso sangue , ficam depositadas nas paredes , enrijecendo e vão contribuir na arteriosclerose .
  • Antibióticos, proveniente das rações químicas, causam resistência bacteriana .
  • Contém ácido único , principalmente nas víceras , toxinas como escatol, fenol ,istamina ,putrescina, cadaverina, nitrosaminas , nitritos e nitratos (cancerígeno) ; sulfato de sódio para dar cor e aspecto “saudável” nos açougues ; salitre, para conservar e outros conservantes químicos como formol, adrenalina, adrenocomo e adrenolutina devido o abate ; chumbo, embora em pequenas quantidades , devido a proximidade dos pastos com estradas ; solitárias – tênia sagihate que é um verme intestinal perigoso ; bactérias e vírus diversos; brucelose, tuberculose bovina , humores plasmáticos bovinos ; substâncias linfocitárias ,alergenos, antigenos, benzoqureno ( l kg. De carne é igual a fumar 600 cigarros.
  • Como nossos intestinos são muito compridos ( as carnes levam em média 6 horas para serem digeridas) acabam gerando reações químicas de putrefação dentro dele, provocando gases ,que fatalmente irão intoxicar o organismo , além de provocar alterações na fabricação de enzimas.
eu que traduzi

"Mas Bárbara, se eu parar de comer carne, vou comer o quê?"
A resposta é bem simples. Depende da tua dieta.  Eu, por exemplo, não como nada que contenha carne, mas ainda como ovos e tomo leite. Por que? Bom, a grande maioria das comidas que tu vê no supermercado é a base de ovos e leite. Comidas veganas costumam ser um tanto mais caras e eu ainda não tenho condições de bancar essa dieta. Mas, em compensação, eu não uso nada de couro e lã, e o fato de que eu moro em um lugar MUITO quente, ajuda bastante.
"Mas você ainda não disse o que eu posso comer."
Pois é. Já comeu soja? É bom, muito bom. Na verdade, só é bom quando é bem preparada, do contrário não tem gosto de nada. 
Então, existe uma ENORME variedade de coisas pra comer, você não vai sobreviver à base de tofu ou mato. Tua dieta vai ser, basicamente, de verduras e legumes, o que é óbvio, e se você optar por ainda comer ovos e tomar leite, você pode fazer várias receitas com queijo e etc. Uma pesquisa rápida na internet e tu encontra dezenas de receitas deliciosas.

Não vou te dizer que deixar de comer carne é a coisa mais fácil do mundo, porque não é. Se teus pais forem cabeça dura como os meus, eles vão fazer de tudo pra tu não mudar. Tu vai ser zoada quase sempre, vai ouvir um monte de gente te chamando pra churrasco,  te oferecendo hambúrguer, ou muitas vezes, te mandando comer as folhas das árvores ouvi isso demais. , mas com o tempo tu se acostuma e passa a zoar junto. Nem sempre tu vai poder fazer lanchinho em todo lugar, e quando se trata de "salgado de rua", a maioria das vezes tu só vai ter "pão de queijo" pra comer. Pode esquecer McDonald's, Burger King e derivados, a não ser que você queira comer batata frita. E não é muito recomendado. É triste, eu sei.



Mas quando você quer MUITO alguma coisa, você vai até o fim pra convencer teus pais, certo? Exponha seus motivos, diga que é uma experiência. Diga que vai continuar saudável e se alimentando bem e realmente faça isso!, mostre que pode sim, viver sem a carne e que se mantiver uma dieta boa, será bem mais saudável que seria com a carne. Não deixe de sair com seus amigos só porque eles vão à churrascarias, e outros restaurantes. Vá junto. Peça uma porção de batata frita, macaxeira frita, salada, bolinha de queijo... Existem opções nos cardápios que provavelmente você passou direto sem nem reparar das outras vezes. Mostre a eles que não é porque você já não come carne, que vai deixar de acompanhá-los nas saídas da turma. Leve sempre algum lanche na bolsa, pra não correr o risco de ficar com fome e cair em tentação. E conhece o Mini Kalzone? Se já comeu lá mas nunca experimentou as opções vegetarianas, SE JOGA! É tão gostoso que deixa qualquer hambúrguer no chinelo. Sério. 


Em casa, monte um caderno de receitas que você mesma pode preparar. Não espere JAMAIS que sua mãe vá fazer seu almoço. Ela cuida da casa e da comida de vocês, mas não tem obrigação NENHUMA de fazer dois cardápios só porque tu parou de comer carne. Entra na cozinha, aprende a fazer a tua soja, as tuas receitas, cozinhar é terapia, de verdade. Aprenda a cozinhar, veja como é bom saber se virar sozinha. Renove sempre o cardápio, esteja sempre procurando novas receitas, porque ficar sempre na mesma, dá desânimo. Esqueça a preguiça.


Faça pratos coloridos, incentive seus pais a aumentarem os vegetais nas compras da casa. Faça sucos, saladas, enfim, divirta-se na cozinha!


Nem sempre você vai ver algo e não ter vontade de comer. Dependendo da tua mente, você vai sentir falta de muita coisa, eu morro de saudades de sushi, mas hoje só como aqueles que são feitos apenas com arroz e vegetais. Não se sinta culpado por querer comer carne. São anos comendo, é difícil acostumar. Eu ainda tenho vontade de comer linguiça, às vezes... Ver peru no natal é tortura pra mim, de verdade. Mas sabe quando você tem uma vontade absurda de matar alguém por algo que te fizeram? Tua vontade é de pegar um 38 e atirar na cabeça do dito cujo, né? admite, vai. Mas você não faz. Por que? Porque é errado. Porque você não concorda com matar alguém, por mais que sinta "vontade" de fazê-lo. Pense assim quando quiser comer carne. Funciona, de verdade.


E por favor, por favor, não tente sair roubando a carne do prato de todos à sua frente, e obrigando-os a parar de comer. Não existe nada mais chato que isso. Tente, sempre que tiver uma chance, mostrar seu ponto de vista. Não obrigue ninguém. Ninguém te obrigou a voltar a comer, não obrigue ninguém a parar de comer. 





Informe-se. Procure um nutricionista. Não deixe sua saúde de lado em momento algum. Vista a camisa e mostre-se diferente para algo bom. O planeta e sua saúde agradem pela iniciativa.
E se caso achar que não consegue viver sem a carne, experimente passar um mês sem comê-la. Se conseguir, acredite, você consegue muito mais.

vou fazer uma pra mim, um beijo.


Um comentário:

  1. SEguindo já!
    Ah, eu compreendo quem é vegetariano e blá. Mas ta ai uma coisa que eu NUNCA ia conseguir ser... Viver sem um bife ou até um carre...
    Claro, sou contra todo o tipo de tortura aos animais, contra aqueles abatedouros clandestinos que maltratam os bixinhos mas infelizmente, nós, consumidores, nãoo temos o controle na hora de saber de onde estamos comprando!

    ResponderExcluir